4 Melhores tecidos para toalhas de banho que enxugam bem

4 Melhores tecidos para toalhas de banho que enxugam bem

As toalhas de banho são um item tão corriqueiro que às vezes esquecemos de avaliar as suas qualidades. Toalhas que enxugam bem, ou seja, que cumprem a sua função básica, podem fazer toda a diferença na rotina.

A começar, não se secar de forma correta após o banho pode causar lesões e doenças na pele, como a micose. Os melhores tecidos para toalhas de banho absorvem toda a água do corpo, evitando esses problemas. Abaixo, você encontra detalhes de como escolher toalhas que enxugam bem.

Toda toalha enxuga bem?

Algumas pessoas podem se questionar: se a toalha de banho serve para secar o corpo, então todas secam da mesma maneira, certo? A resposta é não. Nem toda toalha enxuga bem.

Uma toalha nova, por exemplo, pode não secar corretamente por causa dos resíduos de produtos químicos derivados da sua fabricação, que acabam impermeabilizando o tecido. Além de ser importante por questões de higiene, a toalha de banho sempre deve ser lavada antes do primeiro uso para retirar esses químicos.

A gramatura, que diz respeito à grossura da toalha, também é um fator que ajuda a definir uma boa secagem. As mais grossas dão a sensação de maior conforto ao deixar o corpo mais seco, mas sem ficarem ensopadas.

Além disso, alguns materiais apresentam uma capacidade maior de absorver toda a água. A escolha do tecido para a toalha de banho é, portanto, essencial para garantir maior secagem. 

Qual é o melhor tecido para toalha de banho?

Seja para ter maior maciez ou para que a toalha enxugue bem, os tecidos compostos de fibras naturais são os melhores. Contudo, existem também tecidos sintéticos que apresentam resultados similares aos 100% naturais.

A seguir, apresentamos quatro opções de tecidos para toalhas de banho.

Algodão

Se você está procurando por uma toalha de banho que enxuga bem, as opções em algodão são as melhores. Elas também proporcionam maior maciez e durabilidade do que as confeccionadas em outros tecidos.

Existem vários tipos de toalha de algodão disponíveis no mercado. O algodão egípcio remete ao seu plantio próximo ao Rio Nilo, desenvolvendo-se nas melhores circunstâncias. Ele é indicado para quem possui pele propensa a alergias.

As toalhas de algodão pima, que possui fibras mais longas, são mais resistentes. Esse é, então, um tecido para toalhas com longa duração.

Microfibra

A microfibra é um tecido sintético. A sua composição é de poliéster e poliamida. Apesar de não ser natural, a microfibra é muito macia e, quando usada como tecido para toalha de banho, oferece alta absorção.

Esse material é o mais indicado para a secagem de cabelos, por conseguir retirar a maior parte da umidade dos fios.

Nanocotton

O nanocotton é um tecido usado apenas em toalhas. Na sua fabricação, são inseridas minúsculas porções de amaciante nas fibras de algodão. Dessa forma, ele enxuga bem, como o algodão, mas com extrema maciez.

Modal

Se o objetivo, além de uma ótima secagem, é ser sustentável, o melhor tecido para toalha é o modal. Esse material é confeccionado com a madeira das faias de florestas renováveis, que utilizam menos água para irrigação do que outras plantas.

Esse pano absorve 50% mais água do que o algodão. Dessa forma, esse é o tecido ideal para toalhas que enxugam bem.

Como escolher uma boa toalha de banho com base no tecido?

Escolher um bom tecido para toalha é bem simples. Confira três passos que podem te ajudar na hora da compra.

1. Olhe a etiqueta

Você pode começar olhando a etiqueta do produto e verificando se a composição do material corresponde a um tecido macio e com boa absorção. A porcentagem dessas fibras deve ser maior do que a de outras.

Na dúvida, escolha a que tiver mais algodão na sua composição.

2. Observe o tipo de fio do tecido

Outro aspecto associado aos tecidos para toalhas é o tipo de fio que constitui o pano.

Fio simples

O fio simples se dobra com mais facilidade, gerando toalhas mais macias. Por serem mais delicadas, as toalhas de fio simples requerem mais cuidados na lavagem.

Fio penteado

Toalhas feitas de tecido com fio penteado são as melhores. Isso porque o processo de desembaraçamento faz com que as partes menores, que causam formação de bolinhas, sejam eliminadas.

Fio retorcido

O ato de retorcer os fios dá resistência a esses artigos de higiene pessoal. É uma ótima escolha para quem busca durabilidade.

Fio cardado

Os fios cardados não passam por nenhum processo para eliminar os pedaços menores. Por isso, cria bolinhas no tecido das toalhas.

3. Escolha a cor das suas toalhas

As toalhas coloridas são chamativas e podem transmitir boas energias. Elas também fazem parte da decoração da casa. Por outro lado, o acréscimo de pigmentos ao tecido pode deixá-lo ligeiramente mais áspero.

Já as toalhas brancas podem parecer sem graça para algumas pessoas. Contudo, elas combinam com qualquer ambiente e transmitem uma ideia de limpeza. Neste aspecto, é preciso de cuidado redobrado para mantê-las branquinhas.

Portanto, ao escolher o tecido da toalha, reflita se a cor está de acordo com o resto da sua decoração e se combina com o seu humor. Também pense se prefere a praticidade e a vibração das toalhas coloridas ou a simplicidade e maciez das toalhas brancas.

Um objeto de uso diário precisa agradar e contribuir para o seu conforto. Saiba que na Toalha Show é possível encontrar jogos de toalhas de banho para todos os gostos. Acesse o site para encontrar a toalha perfeita para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *