5 Dicas para lavar toalhas coloridas sem desbotá-las

5 Dicas para lavar toalhas coloridas sem desbotá-las

As toalhas coloridas são a opção preferida de muitas pessoas. No entanto, ao lavá-las repetidas vezes a cor pode desbotar ou perder a vivacidade. Saiba, nesse artigo, como evitar que isso ocorra, mantendo as suas peças coloridas e bonitas por mais tempo.

Por que alguns preferem toalhas coloridas?

Muitos preferem toalhas coloridas às neutras, como branco, preto ou bege. Essa escolha costuma ser devido à capacidade das cores de influenciar psicologicamente as pessoas. Por isso, alguns tons vibrantes que costumam ser bastante utilizados são:

  • rosa,
  • vermelho,
  • amarelo,
  • azul.

Dicas para lavar toalhas coloridas sem desbotá-las

Com o tempo e o desgaste do tecido, os tons vivos das toalhas se tornam mais pastéis. Assim, para manter a beleza das cores em suas pelas, alguns cuidados devem ser tomados. Confira quais são eles abaixo.

Separe-as por cor

Separar as toalhas por cores evitará que manchem umas às outras. Além disso, esse cuidado ajuda a manter o tom original da peça.

Atente-se à primeira lavagem

Fazer a primeira lavagem da maneira correta, além de preservar a cor da peça, potencializa a capacidade de absorção da toalha e auxilia na retirada da goma do produto.

Evite usar sabão em pó na primeira lavagem. Uma boa opção é deixar a toalha de molho no bicarbonato de sódio e enxaguá-la em vinagre branco diluído em água.

Essa limpeza reduzirá o acúmulo de produtos entre as cerdas das toalhas, além de abrir as fibras e deixá-las mais maleáveis e limpinhas.

Não esfregue-as

Ao esfregar as toalhas, consequentemente, ocorre o desgaste das cerdas e do tecido. Isso acarreta no desbotamento da peça e na quebra das cerdas dela.

Evite empregar força ou atritos nas toalhas. Em vez disso, caso estejam muito sujas ou manchadas, prefira deixá-las de molho em produtos próprios para remoção de sujeiras pesadas.

Não seque no sol

Apesar de o sol agilizar a secagem de tecidos, o seu calor é o maior inimigo das toalhas coloridas, pois é um dos maiores causadores de desbotamento dessas peças.

Além disso, deixar as toalhas no sol endurece as suas fibras, tornando-as menos macias e agradáveis ao toque. Por isso, realize a secagem das suas toalhas em locais arejados e na sombra.

Essas sugestões ajudarão muito a preservar as cores das suas toalhas e evitar o desbotamento precoce das suas peças. Salve esse conteúdo para não se esquecer dessas dicas de ouro e ter toalhas com belas cores por mais tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *