3 Dicas para manter as suas toalhas sempre novinhas

3 Dicas para manter as suas toalhas sempre novinhas

As toalhas são itens de utilização diária e, por isso, muitas vezes logo acabam ficando com aspecto de velhas ou gastas. 

Neste artigo, vamos lhe ensinar como manter suas toalhas sempre limpas com alguns segredos para preservar o seu visual de produto novo.

Por que cuidar das toalhas e preservar o seu visual?

Por serem utilizadas com frequência, essas peças devem ser bem cuidadas, visto que entram em contato diretamente com o nosso corpo – pele, rosto e canais que facilmente se contaminam com bactérias, como os olhos, nariz, boca e partes íntimas. É necessário atenção contínua quanto à higiene dessas peças.

Além disso, as toalhas normalmente estão expostas no banheiro. Assim, quando estão com aspecto viçoso podem agregar beleza e harmonia ao cômodo.

Como ter toalhas sempre novas?

Para manter as toalhas com aspecto de novas, é necessário ter alguns cuidados nos processos de lavagem, secagem, armazenamento e usabilidade dessas peças. Entenda um pouco mais sobre as técnicas e dicas para deixá-las mais bonitas logo abaixo.

1) Lavagem

Pode ser interessante separar as toalhas das demais peças a serem lavadas. Por serem itens pessoais e individuais, o ideal é que sejam higienizadas sem contato com peças de cozinha, meias, uniformes e outros itens.

Além disso, o atrito com outras roupas, que ocorre durante a lavagem, acaba desgastando as fibras das toalhas, formando bolinhas ou soltando pelinhos, diminuindo sua vida útil ou bom aspecto.

É aconselhável evitar o uso excessivo de amaciantes na lavagem das toalhas de banho ou rosto, já que não fazer isso pode causar efeito impermeabilizante nas peças, tornando-as menos absorventes.

O acúmulo de produto de limpeza nas cerdas da toalha fará com que essas fibras fiquem endurecidas e com aspecto de espigado.

Outra sugestão interessante é inserir vinagre à lavagem das toalhas. As substâncias deste líquido agem diretamente no tecido, deixando-o ainda mais macio e sem afetar o aroma.

Não esqueça de realizar a higienização das toalhas sempre em água fria ou em temperatura ambiente. Evite utilizar água quente ou morna, pois temperaturas elevadas desgastam as fibras que compõem o tecido.

2) Secagem

Colocar as toalhas no sol para secarem diminui sua durabilidade. O ideal é estendê-las na em um local com sombra e boa ventilação.

Não tente agilizar a secagem das peças utilizando ferros a vapor, nem sequer passe as toalhas quando estiverem secas, já que o vapor pode umedecê-las.

Mesmo sem vapor, passar as toalhas reduz a maciez das peças, diminuindo a sua vida útil. 

É importante certificar-se de que as toalhas estejam completamente secas antes de guardá-las para evitar o mofo e o mau cheiro.

3) Armazenamento e usabilidade

Para manter a boa aparência de suas toalhas, é indicado o seu armazenamento em local arejado. Os armários que não são abertos com frequência podem acumular mofo e mal cheiro, danificando a qualidade e estética dessas peças.

Uma boa ideia é abrir as portas do móvel onde se armazena as toalhas periodicamente, garantindo a ventilação necessária.

Quanto ao uso, essas peças não devem ser utilizadas por tempo demais. Indica-se que com alguns dias de uso já sejam lavadas.

Entre um banho e outro, evite deixar as toalhas no banheiro, sobre a cama ou cadeiras, permitindo sempre a secagem completa do item.

Conhecendo mais sobre a utilização, armazenamento, secagem e lavagem, será mais fácil cuidar dessas peças, para que tenham maior durabilidade e mantenham o aspecto como quando eram novas.

Salve esse conteúdo para consultar sempre que precisar e compartilhar com os amigos que valorizam o banho finalizado com a secagem de uma boa toalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *